IMG_8808-764637Uma pesquisa do jornal japonês Asahi Shimbun mostrou que 6 em cada 10 japoneses defendem a “programa de pesca científica” de baleias, e apenas 23% se opõe a essa prática.
Por meio desse polêmico programa, contestado mundialmente por ser uma pesca comercial disfarçada, carne de baleia é fornecida para o consumo interno do Japão.

 

IMG_0118Apesar de a maioria defender a prática, apenas 14% afirmaram que comem carne de baleia – 10% “muito raramente” e 4% “às vezes”. Embora a carne de baleia não ser difícil de ser encontrada no Japão, ela não faz parte da dieta da maioria dos japoneses.
A pesquisa foi feita um dia após o anúncio de que o Japão redesenharia sua missão na Antártica de pesca de baleias para torná-la mais “científica”, e confirmar que irão prosseguir, porém, com a atividade no Pacífico Norte.
NM091404_a_386736cO Japão caça baleias para fins científicos, aproveitando uma brecha em uma moratória de 1986 que lhe permitiu realizar pesquisas letais nestes mamíferos, mas admite abertamente que a carne vai para o consumo dentro país.

Além disso, o Japão ainda captura para fins comerciais espécies menores de cetáceos, como golfinhos.

Se você quiser saber tudo sobre como funciona o programa japonês de caça às baleias, não perca este artigo no meu blog.