A província de Fukui é um destino imperdível para quem aprecia história, gastronomia e natureza. Com quase 80% dos fósseis de dinossauros do Japão, um dos últimos doze castelos japoneses originais e uma localização privilegiada perto do Mar do Japão, Fukui oferece atrações para todos os gostos.
Capital dos dinossauros
Fukui é conhecida como a capital dos dinossauros no Japão. A cidade de Katsuyama, onde fica o Museu dos Dinossauros da Prefeitura de Fukui, é um geoparque da UNESCO. O museu, com 4.500 metros quadrados, exibe mais de mil achados, incluindo 40 esqueletos completos.
Além das exposições, a área oferece atividades como a “Fossil Dig Experience”, onde crianças podem tentar encontrar fósseis. Há também visitas guiadas ao Local de Escavação de Fósseis de Dinossauros e trilhas que levam às Cachoeiras Meoto-Daki.
História e cultura
Dois locais se destacam em Fukui: o Templo Eiheiji e o Castelo Maruoka. O Templo Eiheiji, a leste da cidade de Fukui, é um dos principais templos da seita Soto do Zen Budismo. Fundado no século XIII pelo monge Dogen, o templo é conhecido por suas antigas estruturas de madeira.
O Castelo Maruoka, na cidade de Sakai, foi construído no século XVI e é um dos doze castelos restantes no Japão com a torre original intacta. Mesmo após ser destruído por um terremoto em 1948, foi reconstruído com materiais originais em 1955. A vista do topo da torre é espetacular.
Delícias do Mar
Fukui é famosa por seus frutos do mar frescos. A província possui três grandes mercados de peixes: Nihonkai Sakanamichi, Wakasa Obama Fish Center e Umikara. De novembro a março, o caranguejo da neve Echizen, conhecido por sua carne doce, é a captura mais popular.
Vistas espetaculares
Os Cinco Lagos de Mitaka, no sul da província, oferecem vistas deslumbrantes, especialmente do Rainbow Line Summit Park. O parque, acessível por teleférico, tem terraços com vistas incríveis, um jardim de rosas, pedilúvios e redes para relaxar.
Dicas extras
Além das atrações principais, Fukui oferece outros pontos de interesse:
– Aldeia de Cerâmica de Echizen: Conheça a cerâmica de Echizen e explore esculturas no parque.
– Ilha de Oshima: Uma ilha com santuário, farol e floresta densa, acessível por uma ponte antiga.
– Museu Tsuruga do Porto da Humanidade: Museu que conta a história de refugiados judeus reassentados no Japão na década de 1940.
Como chegar
Viajar para Fukui ficou mais fácil. Desde março deste ano, a Linha Hokuriku Shinkansen foi estendida até a cidade de Tsuruga, fazendo com que a viagem de Tóquio dure pouco mais de três horas. Outra opção é pegar um ônibus do Aeroporto de Komatsu até a estação JR Fukui, em cerca de uma hora.
Fonte: Japan Today