Um total de 578 brasileiros foram detidos no Japão em 2024, segundo dados oficiais divulgados pela Agência Nacional de Polícia.
De acordo com o relatório, a maioria dos brasileiros detidos esteve envolvida em casos de furto, especialmente em lojas e drogarias. Em muitos desses crimes, os suspeitos agiam em grupo e utilizavam as redes sociais para organizar os roubos, segundo a polícia.
No total, o Japão registrou 21.794 crimes cometidos por estrangeiros em 2024. Desse volume, 12.170 pessoas foram presas, incluindo brasileiros. Apesar de o número geral ser bem menor do que os picos registrados nos anos de 2004 e 2005, a tendência de alta preocupa.
As autoridades japonesas também identificaram que parte dos produtos roubados estava sendo enviada para o exterior, o que reforça a suspeita de esquemas organizados.
Para conter os crimes, a polícia tem intensificado a fiscalização em áreas comerciais e adotado medidas em conjunto com o comércio local, como a exposição de embalagens vazias nas prateleiras.
O Brasil aparece entre as cinco nacionalidades com mais detenções no país, atrás apenas de vietnamitas, chineses, filipinos e tailandeses.
Fonte: Yahoo Japan