Cerca de 49,2% das famílias carentes com bebês no Japão não conseguem comprar fraldas descartáveis por motivos financeiros, segundo levantamento da ONG internacional Save the Children Japan. A pesquisa também revelou que 39,6% dessas famílias não conseguem adquirir leite em pó infantil.
O estudo foi realizado online entre junho e agosto do ano passado e mostrou ainda que 74,6% dos entrevistados afirmaram trocar menos as fraldas quando não conseguem comprá-las, o que pode comprometer a higiene e a saúde dos bebês.
Quando falta leite em pó, 41,1% relatam diluir a fórmula com água para fazê-la render, enquanto 27,9% usam quantidades menores do que o indicado.
A pesquisa também apontou dificuldades no acesso ao sistema de assistência social. Cerca de 12,5% disseram querer usar o auxílio, mas não conseguem, e o mesmo percentual afirmou não entender como o sistema funciona.
Para a organização, é urgente que o governo tome medidas para evitar que a saúde dos bebês seja prejudicada. “É preciso agir rapidamente, com distribuição de fraldas, leite e reforço no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade”, disse um representante do grupo.
Fonte: Nippon