O Japão continua sendo o país mais confiável entre as grandes potências, segundo moradores do Sudeste Asiático. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pelo instituto ISEAS-Yusof Ishak, ligado ao governo de Cingapura.
O levantamento ouviu cerca de 2 mil pessoas entre janeiro e fevereiro deste ano, incluindo profissionais das áreas acadêmica, empresarial, jornalística, além de representantes de governos e da sociedade civil dos 10 países da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e de Timor-Leste.
O Japão lidera o ranking com 66,8% de confiança, um aumento significativo em relação aos 58,9% registrados no ano anterior. O relatório destaca que o país é bem visto por sua postura “respeitosa e cooperativa” nas relações com a região.
Mesmo com a mudança de governo no Japão em outubro do ano passado, quando o primeiro-ministro Shigeru Ishiba assumiu o cargo, o nível de confiança se manteve alto. A pesquisa aponta que há expectativas positivas sobre uma possível nova abordagem na política externa japonesa.
Por outro lado, a confiança na China cresceu, mas ainda enfrenta desconfiança. Cerca de 41,2% dos entrevistados demonstraram preocupação com o poder econômico e militar chinês, temendo ameaças à soberania de seus países.
A pesquisa também mostrou que, caso a ASEAN precisasse escolher um lado em um eventual conflito entre EUA e China, a maioria dos entrevistados preferiria se alinhar com os Estados Unidos — que superaram a China como parceiro estratégico preferido.
Fonte: Nippon