O governo japonês está avaliando a possibilidade de conceder benefícios financeiros à população por meio do sistema de pontos do cartão My Number, como forma de compensar o impacto da alta dos preços no país. A proposta foi discutida nesta terça-feira (15) durante uma reunião entre líderes do Partido Liberal Democrata (PLD) e seu parceiro de coalizão, o Komeito.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal Mainichi, a ideia é utilizar os chamados “Myna points”, sistema já usado anteriormente para incentivar o uso do cartão My Number, que funciona como uma identificação individual para acessar serviços públicos. A proposta inclui a liberação de pontos que podem ser usados em compras e outras despesas do dia a dia.
Para as pessoas que ainda não possuem o cartão My Number, os partidos discutem a possibilidade de adotar uma solução híbrida, com pagamentos digitais ou até em dinheiro, para que ninguém fique de fora da iniciativa.
O sistema de Myna points já foi usado pelo governo para incentivar a vinculação do My Number a contas bancárias e cartões de seguro de saúde. Em ações anteriores, o benefício chegou a 20 mil ienes por pessoa cadastrada.
Fonte: Mainichi