Um empresário de origem brasileira oficializou sua pré-candidatura ao governo da província de Mie, no Japão, com uma proposta de eliminar o imposto provincial pago pelos moradores. O pleito será realizado no dia 7 de setembro, em razão do término do atual mandato.
Tsuyoshi Ishikawa, de 51 anos, é presidente de uma empresa de construção civil com sede na cidade de Tsu. Nascido em São Paulo, ele se mudou para o Japão ainda jovem e, com o tempo, obteve a nacionalidade japonesa. Ele concorrerá sem apoio de partidos políticos, como candidato independente.
Ao anunciar sua entrada na disputa, Ishikawa afirmou que pretende trabalhar por uma administração mais próxima da população e criticou o peso dos tributos cobrados pela província. Entre suas prioridades, está a extinção do imposto residencial, conhecido no Japão como kenminzei.
“Se eu me tornar governador, gostaria de abolir o imposto provincial. Acho que essa seria a primeira coisa que eu faria”, comentou.
Para ele, a cobrança atual afasta investimentos e compromete o consumo interno. Ishikawa acredita que melhorar o transporte regional e rever a política fiscal são medidas essenciais para atrair empresas, movimentar a economia e conter o esvaziamento populacional.
Esta será a terceira tentativa do empresário em cargos públicos. Ele já foi candidato ao governo de Mie em 2021 e tentou, sem sucesso, assumir a prefeitura de Tsu em 2023.
Na disputa deste ano, além de Ishikawa, o atual governador Katsuyuki Ichimi tentará a reeleição. O Partido Comunista Japonês também deve apresentar um nome nos próximos dias.
Fonte: TBS