O governo do Japão anunciou que vai antecipar a criação de um sistema eletrônico de autorização de viagem, nos moldes do ESTA dos Estados Unidos, com o objetivo de reforçar os controles sobre a entrada de estrangeiros no país.
O novo sistema será exigido de visitantes de cerca de 70 países e regiões que atualmente não precisam de visto para entrar no Japão, incluindo o Brasil. Esses viajantes deverão fazer uma autorização prévia, de forma online, antes do embarque.
Inicialmente, a meta era lançar o sistema até 2030. Mas, nesta quarta-feira (23), o ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, afirmou em uma comissão no Parlamento que o cronograma será antecipado. O motivo é o aumento no número de turistas estrangeiros e os desafios que isso traz para o controle migratório. Agora, a previsão é que o sistema comece a funcionar a partir de abril de 2028, no início do ano fiscal japonês.
Segundo o governo, há registros de pessoas que entraram no Japão com isenção de visto e permaneceram de forma irregular, muitas vezes trabalhando ilegalmente. O novo sistema pretende evitar essas situações e também reforçar a segurança nacional, com foco em medidas contra o terrorismo.
Fonte: NHK