O número de infecções por sarampo no Japão está em alta e já ultrapassou o total registrado durante todo o ano passado. Até o dia 13 de abril, foram confirmados 78 casos, segundo o Instituto Japonês de Segurança em Saúde (JIHS).
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar e por gotículas liberadas por pessoas infectadas.
De acordo com o JIHS, metade dos casos registrados neste ano envolvem pessoas que contraíram a doença fora do Japão. Entre elas, 30 vieram do Vietnã, 3 da Tailândia e 2 das Filipinas.
Os outros casos ocorreram por contato com pessoas infectadas no país, embora a circulação contínua do vírus já tenha sido considerada eliminada no Japão. Em alguns casos, as autoridades ainda investigam a origem da infecção.
O especialista Sunagawa Tomimasa, do JIHS, reforçou a importância da vacinação, principalmente para crianças, como forma de prevenção, já que não existe cura para o sarampo. Ele também orientou que pessoas que vão viajar para o exterior confiram seu histórico de vacinação e consultem um médico antes de sair do país.
Fonte: NHK