04/05/2025 20:50

[bsa_pro_ad_space id=1]

Helicóptero da Guarda Costeira da China invade espaço aéreo do Japão próximo às Ilhas Senkaku

Um helicóptero da Guarda Costeira da China invadiu neste sábado (3) o espaço aéreo japonês próximo às Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa do Japão. Essa é a quarta vez que o Japão registra uma violação aérea por parte da China na região.

Segundo a Guarda Costeira japonesa, o helicóptero decolou por volta de 12h20 de um dos quatro navios chineses que entraram nas águas territoriais do Japão. A aeronave sobrevoou o local por cerca de 15 minutos.

Diante da situação, a Força Aérea de Autodefesa do Japão enviou dois caças para monitorar a movimentação. O governo japonês protestou formalmente junto à China por meio de canais diplomáticos e pediu medidas para evitar novas invasões.

As Ilhas Senkaku são administradas pelo Japão, mas são reivindicadas pela China, que chama o arquipélago de Diaoyu. Elas são desabitadas, mas têm importância estratégica e econômica.

Essa foi a primeira intrusão chinesa na região desde 7 de abril e a 11ª só neste ano. Todos os quatro navios da Guarda Costeira chinesa estavam equipados com canhões automáticos. A Guarda Costeira do Japão emitiu alertas para que deixassem as águas territoriais.

O Ministério da Defesa também informou que investiga se há alguma relação entre essa violação e a presença de uma pequena aeronave civil japonesa que voava na região no mesmo horário.

Após a incursão, por volta das 13h, os navios chineses deixaram as águas territoriais, mas permaneceram na chamada zona contígua, área que fica logo ao redor dos limites oficiais do Japão.

Atualmente, navios da China têm sido vistos navegando próximos às Ilhas Senkaku por 166 dias consecutivos.

Fonte: Kyodo News

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
20:50, maio 4, 2025
temperature icon 17°C
nublado
66 %
1008 mb
18 mph
Wind Gust: 0 mph
Clouds: 75%
Visibility: 10 km
Sunrise: 04:46
Sunset: 18:29

Postagens recentes