09/05/2025 21:09

[bsa_pro_ad_space id=1]

Plataforma com IA facilita localização de pertences perdidos em transportes públicos no Japão

Estações de trem, aeroportos e delegacias no Japão estão adotando sistemas com inteligência artificial para melhorar o atendimento em casos de objetos perdidos. A tecnologia permite identificar e devolver pertences com mais rapidez, reduzindo o tempo de espera e o número de ligações feitas pelos usuários.

O sistema foi criado pela empresa de tecnologia Find Inc., com sede em Tóquio, e já está em operação em aproximadamente 2.300 pontos do país. Entre os locais que utilizam a ferramenta estão o Aeroporto de Haneda, a rede de transporte público de Sapporo, a polícia metropolitana de Tóquio e a polícia da província de Oita.

Desde que passou a usar a plataforma, a operadora ferroviária Keio Corporation informou que a taxa de devolução de itens perdidos subiu de menos de 10% para 30%.

Ao ser entregue um objeto perdido, os funcionários tiram uma foto com um tablet. A inteligência artificial registra características como cor, formato e outros detalhes. As informações e as imagens são inseridas em um banco de dados centralizado.

Quem perdeu o item pode buscar por ele em aplicativos de mensagens como o Line, inserindo informações básicas, como local da perda e aparência do objeto. Caso não tenha uma foto, o sistema permite selecionar imagens semelhantes. O banco de dados faz a busca e apresenta possíveis correspondências. Quando o objeto é localizado, o sistema informa o local onde ele pode ser retirado.

O recurso está disponível nos idiomas japonês, inglês, chinês e coreano.

A operadora Yurikamome, responsável pelo monotrilho que liga Shimbashi a Toyosu, em Tóquio, adotou o sistema em julho de 2024. A empresa lida com cerca de 15 mil objetos perdidos por ano. Com o novo modelo, houve queda significativa no número de atendimentos presenciais e telefonemas.

Antes da adoção da tecnologia, as buscas eram feitas manualmente, com registros em planilhas. Agora, os funcionários conseguem acessar as informações de forma mais rápida. Relatos de usuários também indicam maior satisfação com o serviço.

A polícia de Oita, que também utiliza a plataforma, informou que não é mais necessário se deslocar até os depósitos para verificar se o objeto está entre os encontrados. A triagem passou a ser feita de forma digital.

Na cidade de Fukuoka, os pontos comerciais e o centro subterrâneo da Estação de Hakata adotaram o sistema de forma integrada. Isso eliminou a necessidade de consultar diversos setores para localizar um objeto perdido.

A plataforma começou a operar em junho de 2023. Até o fim de março de 2025, cerca de 1,5 milhão de itens foram cadastrados no sistema, e aproximadamente 480 mil foram devolvidos aos seus donos.

Segundo a empresa responsável, a adoção em larga escala tende a facilitar ainda mais o processo de localização de objetos, com base em um banco de dados que cruza informações de diferentes locais.

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
21:09, maio 9, 2025
temperature icon 18°C
chuva forte
80 %
1018 mb
11 mph
Wind Gust: 0 mph
Clouds: 100%
Visibility: 10 km
Sunrise: 04:41
Sunset: 18:33

Postagens recentes