O número de casos de coqueluche no Japão em 2025 já passa de 10 mil e preocupa autoridades de saúde. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Japonês de Segurança em Saúde (JIHS), já foram registrados 11.921 casos da doença neste ano, quase três vezes mais que os 4.054 registrados em todo o ano de 2024.
Somente entre os dias 21 e 27 de abril, foram contabilizados 2.176 novos pacientes com coqueluche, um aumento em relação à semana anterior (1.884 casos) e o maior número registrado por cinco semanas seguidas.
A coqueluche é uma doença infecciosa causada por bactéria e transmitida principalmente por gotículas liberadas ao tossir ou espirrar. O sintoma mais comum é a tosse intensa e persistente, que pode durar semanas. Em bebês, o risco é ainda maior, com possibilidade de complicações graves como pneumonia e dificuldade para respirar.
Especialistas afirmam que uma das causas do aumento expressivo de casos é a disseminação de cepas resistentes a antibióticos.
Diante da situação, o JIHS reforça a importância da vacinação, especialmente em crianças. O órgão recomenda que a imunização seja feita a partir dos dois meses de idade, quando a vacina já pode ser aplicada.
Fonte: The Japan News