Após o forte terremoto de 1º de janeiro, quatro províncias japonesas atingidas pelo desastre mobilizaram-se para oferecer suporte a moradores e turistas estrangeiros. Ishikawa, Toyama, Niigata e Fukui implementaram centrais de atendimento multilíngues para responder a dúvidas e prestar orientações essenciais neste período crítico.
No epicentro do terremoto, a província de Ishikawa, um serviço especializado foi estabelecido pelo Centro de Apoio à Vida Cotidiana. O portal da Fundação de Intercâmbio Internacional de Ishikawa (https://support.ishikawa.jp) é o ponto de contato, oferecendo suporte em oito idiomas, incluindo japonês, inglês, português, e vietnamita.
Em Toyama, o Centro Internacional disponibiliza consultas presenciais e por videochamada, além de opções de contato telefônico (076-441-6330 / 076-441-5654), em uma ampla gama de 22 idiomas. Os intérpretes estão prontos para ajudar em diversas línguas, como português, japonês, e inglês.
A Associação Internacional de Niigata ajustou seu centro de consultas para atender por telefone (025-241-1881) e e-mail, com informações detalhadas disponíveis em (https://www.niigata-ia.or.jp/foreign). O suporte é prestado em nove idiomas, variando os dias e horários de atendimento conforme o idioma escolhido.
O centro de consulta de Fukui, gerido pela Associação Internacional de Fukui, estende sua assistência para além das chamadas telefônicas (0776-28-8800), abrangendo também Facebook, Line e Instagram. A assistência está disponível em 17 idiomas, incluindo português, japonês, e inglês, com mais detalhes no site (https://www.f-i-a.or.jp/ja/).
Fonte: NHK