23/11/2024 19:40

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

O que você precisa saber sobre o crescimento dos casos da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico no Japão

O Japão enfrenta um aumento de casos da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), uma infecção bacteriana grave, mas rara, provocada pela bactéria estreptococo do grupo A. Este aumento tem gerado inquietação tanto nacional quanto internacionalmente, com alguns questionando a segurança de viajar para o país. A situação ganhou ainda mais visibilidade após o cancelamento de um jogo de futebol pela Coreia do Norte, citando a presença desta “doença infecciosa maligna”.

O que é STSS?

A STSS é uma condição grave causada pelo estreptococo do grupo A, o mesmo responsável por infecções de garganta comuns, principalmente em crianças. Contudo, STSS é muito diferente e mais severa do que uma simples dor de garganta estreptocócica.

Aumento de casos

No último ano, o Japão enfrentou um número recorde de infecções pela Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), com uma taxa de mortalidade de 30%. Além disso, foi identificada uma nova cepa da bactéria, potencialmente mais agressiva, elevando as preocupações quanto ao aumento dos casos.

Contudo, especialistas, incluindo o renomado professor Hitoshi Honda, especialista em doenças infecciosas, ressaltam que o risco de uma propagação em larga escala da STSS é minimizado pelo fato de a doença não ser transmitida pelo ar, diferentemente de outras infecções como o sarampo e a COVID-19. Segundo Honda, a situação atual não justifica a implementação de restrições de viagem.

Sintomas e transmissão

A STSS começa com sinais como febre alta e calafrios, que podem se agravar rapidamente em indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos ou condições de saúde pré-existentes. Em casos severos, a infecção pode ser mortal se as bactérias alcançarem camadas mais profundas da pele ou se espalharem pelo sangue.

A transmissão ocorre principalmente através de gotículas e contato direto, não sendo transmitida pelo ar, o que restringe significativamente sua propagação. A adoção de práticas de higiene, como lavagem frequente das mãos e o uso correto de etiquetas ao tossir, são fundamentais para prevenir sua transmissão.

Até o dia 24 de março deste ano, foram reportados 556 casos de STSS no Japão, um número que necessita de contextualização. Em comparação, os casos de COVID-19 chegaram a picos muito mais elevados. Embora o aumento nos casos de STSS seja relevante do ponto de vista médico, não é visto como uma ameaça iminente à saúde pública em grande escala.

Fonte: Japan Times

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
19:40, nov 23, 2024
temperature icon 11°C
céu limpo
Humidity 47 %
Pressure 1021 mb
Wind 17 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes