Um estudo da Universidade de Tohoku apontou que todos os japoneses poderão ter o sobrenome “Sato” até o ano de 2531. A previsão baseia-se na lei japonesa que determina a escolha de um sobrenome único para casais, geralmente o do marido, e na taxa atual de casamentos.
Atualmente, “Sato” é o sobrenome mais comum no Japão. A pesquisa utilizou dados e simulações para chegar à conclusão de que, mantidas as práticas e leis atuais, a tendência levará à unificação dos sobrenomes em pouco mais de 500 anos.
O estudo também explorou cenários alternativos, como mudanças na legislação do casamento. Mesmo assim, a projeção é de que, até 2531, uma grande parte da população compartilhará o mesmo sobrenome, e “Sato” prevalecerá eventualmente, mesmo que quase mil anos mais tarde, em 3310.
Além disso, os pesquisadores destacaram o declínio populacional do Japão, projetando um número significativamente reduzido de habitantes no futuro. Com a taxa de natalidade atual, a população japonesa poderia cair para cerca de 280 mil pessoas até 2531, o que coloca em perspectiva a questão da unificação dos sobrenomes diante de um possível risco de extinção do povo japonês.
Fonte: Uol