Com o iene atingindo seu menor valor em 34 anos, líderes empresariais japoneses estão cada vez mais preocupados, pressionando o Banco do Japão (BOJ) por mudanças na política monetária. A recente decisão do banco central de manter as diretrizes econômicas inalteradas desencadeou uma rápida depreciação da moeda japonesa em relação ao dólar.
O Banco do Japão decidiu prosseguir com a política estabelecida em março, que elevou as taxas de juros de curto prazo para uma faixa de zero a 0,1%, mantendo firme seu objetivo principal.
Na sexta-feira, 26, o governador do Banco do Japão, Ueda Kazuo, em coletiva de imprensa, minimizou o impacto da desvalorização do iene na inflação básica do país, reafirmando que o banco continuará com sua abordagem expansiva de política monetária por ora.
Ueda também destacou que, caso a fraqueza do iene comece a impactar significativamente os preços globais, essa situação será levada em consideração e poderá influenciar futuras decisões de política monetária.
No entanto, os comentários de Ueda não conseguiram acalmar o mercado, resultando em uma venda massiva da moeda japonesa.
Com o iene atingindo seu ponto mais baixo em 34 anos, o mercado permanece vigilante quanto a possíveis intervenções do governo ou do próprio Banco do Japão para estabilizar a moeda.
Fonte: NHK