As pequenas empresas japonesas, que empregam cerca de 70% da força de trabalho do país, estão aumentando os salários em resposta à crescente escassez de mão de obra e à inflação dos preços, conforme revela o Livro Branco de 2024 sobre as Pequenas e Médias Empresas no Japão.
O documento, apresentado pelo gabinete na última sexta-feira, indica que 61,3% dessas empresas planejam aumentar os salários neste ano. No entanto, apenas 45,7% conseguiram repassar os custos elevados de matérias-primas e outros insumos para os preços dos produtos até setembro de 2023.
O relatório também aponta a produtividade laboral no Japão como inferior à de outros países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa situação é intensificada pela crescente escassez de mão de obra, especialmente durante um período de recuperação econômica após a pandemia de COVID-19.
Existe uma necessidade urgente de melhorar a produtividade nas pequenas empresas para que o Japão possa alcançar um crescimento econômico competitivo no cenário global, enfatiza o documento.
Fonte: Nippon