02/10/2024 00:34

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Toshiba anuncia corte de 6% no quadro de funcionários e reestruturação da empresa

A Toshiba Corp. anunciou nesta quinta-feira, 16, que cortará até 6% de sua força de trabalho no Japão. A empresa oferecerá pacotes de aposentadoria antecipada e reduzirá operações redundantes através da integração de subsidiárias. Esta é a primeira grande reforma desde que a empresa fechou seu capital no final do ano passado.

“Isso é necessário para garantir que a empresa sobreviva pelos próximos 100 anos”, disse Taro Shimada, presidente da Toshiba, em uma conferência de imprensa em Tóquio. O plano inclui a eliminação de 4.000 empregos, principalmente de funcionários com 50 anos ou mais, que trabalham em departamentos administrativos.

Foco em áreas de crescimento

A Toshiba direcionará seus recursos para áreas de crescimento, como semicondutores de potência para veículos elétricos, produtos de inteligência artificial e equipamentos de energia renovável. Além disso, quatro subsidiárias principais, que operam em setores como energia e infraestrutura, serão integradas para aumentar a eficiência.

Para melhorar a eficiência, a Toshiba consolidará suas sedes. As funções atualmente em Minato, Tóquio, serão transferidas para Kawasaki, na província de Kanagawa, encerrando a manutenção de duas sedes.

A saída da Toshiba do mercado de ações em dezembro, após uma aquisição de 2 trilhões de ienes por um consórcio liderado pela Japan Industrial Partners Inc., facilita decisões de gestão mais rápidas. “Agora, só precisamos consultar um único acionista, a JIP, em vez de lidar com a interferência de vários acionistas”, afirmou Shimada.

Resultados financeiros

No ano fiscal de 2023, encerrado em março, a Toshiba registrou um prejuízo líquido de 74,8 bilhões de ienes, revertendo um lucro de 126,6 bilhões de ienes no ano anterior. As vendas caíram 2%, para 3,29 trilhões de ienes, e o lucro operacional caiu 64%, para 39,9 bilhões de ienes.

Objetivos futuros

O plano de negócios de médio prazo da Toshiba pretende aumentar o lucro operacional para 380 bilhões de ienes no ano fiscal de 2026. A empresa também busca elevar sua margem operacional para 10% até 2026, comparado aos 1,2% de 2023, focando em semicondutores de potência e operações digitais.

Fonte: Kyodo News

 

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
00:34, out 2, 2024
temperature icon 25°C
nublado
Humidity 86 %
Pressure 1007 mb
Wind 16 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:36
Sunset Sunset: 17:24

Postagens recentes