Um painel de especialistas do governo japonês está propondo uma mudança na legislação que pode permitir aos caçadores atirar em ursos em áreas residenciais e comerciais sem a necessidade de autorização policial. Atualmente, o número de ataques de ursos contra pessoas no Japão atingiu um recorde, com 219 casos registrados até março deste ano. Em dezembro, 67% desses ataques ocorreram em áreas onde as pessoas vivem e trabalham, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
A população japonesa depende dos caçadores para controlar a presença de ursos, mas as leis vigentes proíbem o uso de armas de fogo em bairros residenciais e comerciais, exceto em situações de emergência com autorização policial. A proposta do painel do Ministério do Meio Ambiente busca alterar essa restrição, permitindo que caçadores licenciados possam agir sem esperar por ordens da polícia. A medida seria aplicada em situações de perigo imediato ou quando os ursos são encontrados dentro de edifícios.
O Ministério do Meio Ambiente informou que os procedimentos para as revisões legais começarão assim que a proposta do painel for finalizada, o que está previsto para ocorrer em julho.
Fonte: NHK