O Japão lançará novas notas de iene em 3 de julho. Com a proximidade dessa data, o governo alerta a população para ter cuidado com possíveis golpes. As novas cédulas de 1.000, 5.000 e 10.000 ienes trarão novos designs, incluindo a famosa obra “A Grande Onda de Kanagawa”.
Embora as novas cédulas sejam uma atualização, o Banco do Japão reforça que as notas atuais continuarão válidas. Não há necessidade de trocar suas notas antigas pelas novas.
No entanto, há preocupações de que golpistas possam tentar convencer as pessoas de que suas notas antigas perderão o valor, oferecendo-se para trocá-las por uma taxa. Essa será a primeira mudança nas notas de iene em 20 anos, e muitos que nunca passaram por uma mudança de cédulas podem ser mais vulneráveis a esses golpes. Além disso, pessoas idosas e turistas estrangeiros também podem ser alvos dos golpistas.
O Banco do Japão alerta que as cédulas atuais continuarão a ser aceitas em todas as transações. Qualquer um que afirme o contrário está tentando enganar. Mesmo a rara nota de 2.000 ienes, que não será redesenhada, manterá seu valor.
Fonte: Sora News