Cerca de 45,8% dos japoneses que trabalham com colegas estrangeiros enfrentam dificuldades de comunicação, segundo uma pesquisa divulgada no domingo por uma empresa privada. A maioria dos problemas está relacionada a barreiras linguísticas.
A pesquisa, conduzida em março pela empresa de recursos humanos Staff Service Holdings Co, entrevistou 1.467 adultos entre 20 e 69 anos que têm experiência em trabalhar com estrangeiros. Dos entrevistados, 57,3% apontaram questões linguísticas como a principal causa das dificuldades de comunicação. Além disso, 32,3% mencionaram mal-entendidos devido à compreensão insuficiente do japonês.
Esses números destacam a necessidade das empresas japonesas de melhorar os ambientes de trabalho para integrar melhor os funcionários estrangeiros. O Japão enfrenta uma escassez de mão-de-obra devido ao envelhecimento da população e à baixa taxa de natalidade, o que leva a uma crescente dependência de trabalhadores estrangeiros. Em outubro de 2023, o número de trabalhadores estrangeiros no Japão ultrapassou os 2 milhões pela primeira vez, segundo dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
Falta de suporte
Apesar das dificuldades, a pesquisa revelou que 53,4% dos gestores e executivos entrevistados disseram que suas empresas não oferecem programas ou oportunidades para funcionários estrangeiros aprenderem japonês.
Motivações para contratação
A principal motivação para a contratação de estrangeiros, segundo a pesquisa, é a escassez de mão-de-obra. Algumas empresas contratam sem considerar a nacionalidade, enquanto outras buscam especificamente habilidades em línguas estrangeiras.
Fonte: Japan Today