O Japão experimentou seu primeiro “dia extremamente quente” do ano nesta quarta-feira, com a temperatura atingindo 35 ºC na província de Fukushima e ultrapassando os 30ºC em partes de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do país.
Na cidade de Date, em Fukushima, os termômetros marcaram 35,2°C por volta das 13h55, enquanto no distrito de Nerima, em Tóquio, a temperatura chegou a 30,2°C por volta das 12h50.
Histórico de calor extremo
Esta foi a primeira vez em seis anos que o país registrou um dia extremamente quente em meados de junho ou mais tarde, segundo a Associação Meteorológica do Japão. Em 2023, o primeiro dia de calor extremo foi observado em Ibigawa, na província de Gifu, em 17 de maio. Dias extremamente quentes, ou Mōshobi, são definidos pela Agência Meteorológica como aqueles em que a temperatura ultrapassa 35°C.
A previsão é de que o calor intenso continue nesta quinta e sexta-feira, com temperaturas acima de 30°C em grande parte do país e possíveis picos de 35°C ou mais em algumas áreas do interior.
A Agência Meteorológica alertou no mês passado que é altamente provável que o Japão enfrente outro verão escaldante este ano, após registrar o verão mais quente de sua história em 2023. As temperaturas médias devem aumentar em todo o país de junho a agosto, com agosto sendo particularmente quente.
Fonte: Asahi