A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) vai colaborar com o governo do Vietnã e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para diminuir os custos financeiros para estagiários vietnamitas que desejam trabalhar no Japão. A nova medida visa aliviar as taxas de recrutamento, que muitas vezes representam um peso financeiro significativo para os trabalhadores.
Atualmente, estagiários vietnamitas precisam pagar em média 656 mil ienes às agências de recrutamento para atender aos requisitos de trabalho no Japão, como a proficiência na língua japonesa. Esse valor é cerca de 1,4 vezes o rendimento anual médio no Vietnã, levando muitos a contrair empréstimos altos para cobrir os custos.
Para enfrentar esse problema, a JICA, em conjunto com a OIT e o governo vietnamita, implementará um mecanismo onde os empregadores japoneses deverão arcar com mais da metade das taxas de recrutamento. Esse esforço é parte da Iniciativa de Recrutamento Ético e Justo Vietnã-Japão (VJ-FERI), que será administrada pela JP-Mirai, uma organização que defende os direitos dos trabalhadores estrangeiros.
O novo sistema está previsto para começar no outono e servirá como modelo para futuros programas com outros países.
Fonte: Nippon