O governo japonês manifestou séria preocupação com a recente aliança firmada entre Rússia e Coreia do Norte. O anúncio foi feito pelo secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, durante uma coletiva de imprensa em Tóquio na quinta-feira, 20.
Durante um encontro em Pyongyang, o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, assinaram um pacto estratégico que inclui a promessa de assistência mútua em caso de ataque. Essa cooperação, segundo Putin, pode abranger aspectos técnico-militares.
“Essa colaboração pode violar diretamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e afetar a segurança do Japão e da região”, afirmou Hayashi.
A aliança militar entre os dois países é vista com desconfiança pelo Japão, principalmente pelo fato de que a Rússia já adquiriu armas e munições da Coreia do Norte, incluindo mísseis balísticos, usados no conflito na Ucrânia. Tais ações contrariam as sanções impostas pela ONU ao regime norte-coreano.
Putin sugeriu ainda que as sanções da ONU contra a Coreia do Norte sejam revistas, proposta que Hayashi qualificou como “inaceitável”.
Fonte: The Japan Times