Um erro médico resultou na morte de um estudante do ensino médio no Hospital Nagoya Daini, parte do Centro Médico Aichi da Cruz Vermelha Japonesa, conforme anunciado pela instituição na segunda-feira.
Entenda o caso
Em maio de 2023, um jovem de 16 anos foi diagnosticado incorretamente com um distúrbio digestivo por um médico residente. O paciente apresentava sintomas como vômitos e foi levado ao pronto-socorro. Durante uma tomografia computadorizada, o profissional identificou anormalidades no estômago, mas não consultou um especialista mais experiente.
Posteriormente, foi revelado que o adolescente sofria de síndrome da artéria mesentérica superior (síndrome de SMA), uma condição rara que causa estreitamento do duodeno, resultando em obstrução intestinal e dilatação gástrica. Uma intervenção oportuna, como a inserção de uma sonda gástrica para descompressão, poderia ter salvado a vida do paciente.
Após ser diagnosticado com gastroenterite, o estudante foi liberado para casa. No entanto, os sintomas persistiram e ele retornou ao hospital no dia seguinte. Outro médico revisou as imagens de tomografia computadorizada e suspeitou da síndrome de SMA. Infelizmente, o jovem sofreu uma parada cardíaca devido à desidratação, entrou em coma e faleceu algumas semanas depois, em 15 de junho de 2023.
O diretor do hospital, Koji Sato, expressou profundo pesar em entrevista coletiva. “Pedimos desculpas profundas por não ter conseguido salvar um jovem paciente com toda a sua vida pela frente”, disse ele. A instituição também anunciou que planeja indenizar a família enlutada.
Fonte: Japan Times