A partir de 1º de julho, a Linha Kyushu Shinkansen adotará um novo sistema de tarifas flexíveis para o trecho entre a Estação Hakata, em Fukuoka, e a Estação Kumamoto. A operadora JR Kyushu anunciou que esta mudança visa reduzir o congestionamento nos trens.
Pela primeira vez, uma operadora de Shinkansen implementará um sistema de preços variáveis, ajustando os valores dos bilhetes de acordo com a demanda. O passe especializado Kyushu Net Hayatoku 7, que anteriormente tinha um preço fixo de 3.800 ienes para adultos e 1.900 ienes para crianças em assentos reservados, agora terá tarifas que variarão entre 3.400 ienes e 4.200 ienes para adultos, e entre 1.700 ienes e 2.100 ienes para crianças, dependendo do grau de congestionamento.
As reservas para esses bilhetes poderão ser feitas online de um mês até sete dias antes da data de partida. Essa nova estrutura de tarifas foi testada em março, e os resultados mostraram que o sistema é viável. De acordo com a JR Kyushu, o teste confirmou que a quantidade de passageiros pode ser equilibrada conforme esperado, motivando a implementação completa do sistema.
Fonte: Asahi