O Ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, anunciou na quinta-feira, 27, que o governo está preparado para tomar medidas diante da queda acentuada do iene, que atingiu seu menor valor em 38 anos frente ao dólar.
Suzuki expressou preocupação com a volatilidade da moeda japonesa, afirmando que “é desejável que as taxas de câmbio se movam de forma estável. Movimentos rápidos e unilaterais são indesejáveis. Em particular, estamos profundamente preocupados com o efeito na economia”.
O iene sofreu uma desvalorização significativa, caindo cerca de 2% em junho e acumulando uma queda de 12% no ano. A principal causa dessa queda é a diferença nas taxas de juros entre os Estados Unidos e o Japão. Enquanto o Banco Central dos EUA mantém taxas elevadas, o Banco do Japão continua com taxas próximas de zero, pressionando o iene.
Na quinta-feira, o iene foi cotado a 160,63 por dólar na Ásia, muito próximo do mínimo de 160,88 registrado na noite anterior.
Suzuki enfatizou que o governo está monitorando a situação.“Estamos acompanhando os movimentos com um alto senso de urgência, analisando os fatores por trás dos movimentos e tomaremos as medidas necessárias”, comentou.
Fonte: Japan News