Osaka e Tóquio foram classificadas entre as cidades mais habitáveis do mundo no Índice de Habitabilidade de 2024 da Economist Intelligence Unit (EIU). Osaka conquistou a nona posição, tornando-se a única cidade asiática no top 10, enquanto Tóquio ficou em 14º lugar.
De acordo com o relatório, o índice avalia as cidades com base em educação, estabilidade, assistência médica, cultura, meio ambiente e infraestrutura. Viena manteve o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, com pontuações quase perfeitas em todas as categorias, exceto cultura e meio ambiente, devido à ausência de grandes eventos esportivos.
Akshay Rathi, analista de dados sênior da EIU, explicou que embora Osaka e Tóquio tenham sido classificadas de forma semelhante na maioria das categorias, a boa qualidade da habitação em Osaka deu-lhe uma vantagem sobre Tóquio. “Tóquio é a cidade mais populosa entre as 20 primeiras e se destaca por manter padrões elevados de prestação de serviços públicos e segurança”, disse Rathi.
Historicamente, Osaka é conhecida por sua cultura vibrante e cosmopolita, além de ser um importante centro econômico no Japão. Tóquio, por sua vez, recebeu pontuações perfeitas em estabilidade e cuidados de saúde, destacando-se por sua infraestrutura e educação.
No ranking de 2021, Osaka ficou em segundo lugar, enquanto Tóquio ocupou a quarta posição. Desde 2022, no entanto, Tóquio tem ficado fora do top 10, subindo apenas em 2021 devido às quedas de outras cidades durante a pandemia.
O relatório da EIU também observou que as pontuações gerais das cidades aumentaram em 2024, impulsionadas por melhorias na assistência médica e na educação nos países em desenvolvimento. No entanto, a estabilidade diminuiu devido ao aumento dos conflitos. Damasco, na Síria, foi classificada como a cidade menos habitável, seguida por Trípoli, na Líbia.
Outros rankings, como o da Oxford Economics e a pesquisa de Qualidade de Vida da Monocle, também colocam Tóquio em posições de destaque.
Fonte: Japan Times