Uma pesquisa internacional revelou que Tóquio tem o terceiro melhor sistema de transporte público do mundo, com 94% de aprovação dos seus moradores. O estudo, realizado pela empresa de mídia Timeout, contou com a participação de mais de 20 mil pessoas em 50 cidades globais, que avaliaram a facilidade de locomoção em suas regiões.
Em Tóquio, os usuários destacaram a eficiência e a integração do transporte público, que conta com 13 linhas de metrô, quase 300 estações e 195 quilômetros de extensão, além de uma vasta rede de trens e ônibus. A capital japonesa é conhecida por sua pontualidade e a frequência dos veículos, proporcionando uma experiência de mobilidade urbana exemplar.
Apesar do sucesso de Tóquio, Berlim foi eleita a cidade com o melhor transporte público do mundo, recebendo 97% de aprovação. O sistema da capital alemã é elogiado pela sua extensa rede de trens de superfície, ônibus e bondes elétricos, que permitem aos moradores e visitantes se deslocarem facilmente sem a necessidade de um carro particular. Praga, na República Checa, ficou em segundo lugar, com 96% de aprovação, graças à sua integração eficiente entre metrô, bonde, ônibus e transporte aquático.
Outras cidades que se destacaram na pesquisa incluem Copenhague, Estocolmo, Singapura, Hong Kong, Taipei, Xangai e Amsterdã.
Enquanto países como o Japão se destacam pela excelência em mobilidade urbana, o Brasil ainda enfrenta desafios. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 43% dos moradores dos principais centros urbanos brasileiros consideravam o transporte público ruim ou péssimo em 2023. O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou recentemente que melhorar a mobilidade urbana é uma prioridade do governo.
Fonte: Estadão
Foto: Portla