Yuriko Koike, de 71 anos, garantiu seu terceiro mandato consecutivo como governadora de Tóquio. Em uma eleição marcada por um número recorde de candidatos e altas temperaturas, Koike foi vitoriosa mais uma vez, apoiada pelo Partido Liberal Democrata (PLD), seu parceiro de coalizão Komeito e pelo Tomin First no Kai, partido regional onde atua como conselheira especial.
Entre os 56 candidatos, Renho, ex-membro da Câmara Alta, foi seu principal adversário, apoiado pelo Partido Democrático Constitucional do Japão (CDP), o Partido Comunista Japonês e o Partido Social Democrata. Renho, de 56 anos, deixou o CDP pouco antes do início oficial da campanha, em 20 de junho, perdendo sua cadeira na Câmara Alta ao se candidatar.
As questões centrais da eleição incluíram medidas para combater o declínio da taxa de natalidade e um projeto controverso para renovar o distrito arborizado de Meiji Jingu Gaien, o que implicaria a remoção de centenas de árvores.
Koike destacou suas conquistas nos últimos dois mandatos, como a organização das Olimpíadas de Verão de 2021 e sua liderança durante a pandemia de COVID-19. Surpreendentemente, ela fez poucas aparições públicas durante os 17 dias de campanha, confiando em sua reputação e realizações passadas.
Carreira
Ex-membro do Partido Liberal Democrata, Koike fez seu nome na política nacional ocupando os cargos de ministra do Meio Ambiente e da Defesa. Ela se tornou a primeira mulher a governar Tóquio em 2016 e foi reeleita em 2020, mantendo agora sua posição até 2028.
Fonte: Nikkei