23/11/2024 12:39

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

O que os brasileiros precisam saber sobre o sistema educacional japonês?

Entender o sistema educacional do Japão pode ser um grande desafio para quem é estrangeiro. Desde os primeiros anos de vida até a universidade, o país possui um sistema bem estruturado e organizado. Se você está pensando em matricular seus filhos na escola ou simplesmente quer entender melhor como tudo funciona, este guia vai te ajudar a conhecer o sistema educacional japonês de forma simples e direta.

Sistema educacional 

No Japão, o sistema educacional é conhecido como  6-3-3-4, ou seja, ele é dividido em quatro etapas principais: o shogakko, com duração de 6 anos, o chugakko, de 3 anos, o ensino médio, 3 anos e o superior com 4 anos. 

O ensino fundamental e o médio fundamental são obrigatórios para todas as crianças, incluindo os filhos de estrangeiros que optarem por matriculá-los em escolas públicas japonesas.

Educação infantil 

Para as crianças de 0 a 2 anos, existem os Centros de Educação e Atendimento Infantil, que oferecem cuidados e educação básica. Além disso, os jardins de infância estão disponíveis para crianças em idade pré-escolar, preparando-as para o ensino fundamental.

Ensino primário e secundário

A partir dos 6 anos até os 15 anos, todas as crianças devem ser matriculadas na escola primária, secundária ou na escola de ensino obrigatório. 

Para os estrangeiros, a matrícula em escolas públicas é gratuita, incluindo aulas e livros. Basta informar a administração pública local sobre a intenção de matricular seu filho e apresentar o “documento de permissão de matrícula do aluno estrangeiro”.

Ensino médio

Concluído o ensino médio fundamental, os alunos fazem um exame de seleção para ingressar no ensino médio. Esse nível de ensino pode ser em período integral, por turnos ou por correspondência. O ensino médio é a etapa final antes da universidade e é fundamental para os alunos que desejam prosseguir com a educação superior.

Escolas estrangeiras

Além das escolas tradicionais, existem escolas destinadas exclusivamente à educação de crianças estrangeiras. Essas instituições oferecem currículos adaptados às necessidades culturais e linguísticas dos alunos, proporcionando um ambiente mais familiar para quem vem de fora.

Escolas noturnas

Para quem não conseguiu concluir o ensino básico obrigatório, o Japão oferece escolas noturnas chamadas “Yakan chugakko”. Essas escolas são abertas tanto para japoneses quanto para estrangeiros e estão espalhadas por várias províncias do país.

Caso tenha interesse em se matricular, é indicado procurar informações com o Conselho de Educação do seu município.

 

Exames de equivalência

Para aqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio, o Japão oferece exames de equivalência, que permitem que os alunos obtenham certificados que os qualificam para continuar seus estudos ou ingressar em cursos profissionalizantes.

Para a conclusão do ensino secundário, a prova é realizada uma vez por ano, e ao ser aprovado, o estudante estará apto a ingressar em uma escola de nível médio. 

Já para os alunos do ensino médio que não concluíram, o exame é realizado duas vezes ao novo. Após a aprovação, o indivíduo poderá prestar vestibular para o ensino superior ou prestar uma prova de qualificação ou exames para empregos que aceitam apenas formados no ensino médio.

Ensino superior

Estudantes que concluíram o ensino médio em colégios, escolas de nível médio ou escolas designadas para estrangeiros no Japão estão aptas para se matricular nas seguintes instituições:

  1. Universidades
  2. Faculdades de Ensino Profissionalizante
  3. Faculdades de Curta Duração
  4. Faculdades de Curta Duração com Ensino Profissionalizante
  5. Escolas Profissionalizantes (de nível superior) e outras

Além disso, estão qualificadas para as escolas de nível superior as pessoas que concluíram programas de ensino internacionalmente reconhecidos, tais como:

  1. International Baccalaureate (Bacharelado Internacional)
  2. Abitur
  3. Baccalaureate
  4. Nível GCEA (General Certificate of Education, Advanced-Level)

Graduados de escolas reconhecidas por associações educacionais internacionais também estão qualificados. Estas associações incluem:

  1. WASC (The Western Association of Schools and Colleges)
  2. CIS (Council of International Schools)
  3. ACSI (Association of Christian Schools International)
  4. NEASC (New England Association of Schools and Colleges)

Outras instituições de ensino superior

No Japão, também existem outras instituições de ensino superior com critérios próprios para matrícula, como:

Cursos de Pós-Graduação: Acessíveis após a graduação em uma faculdade.

Cursos de Pós-Graduação de Especialização: Também acessíveis após a graduação em uma faculdade.

Cursos Técnicos de Nível Superior: Disponíveis após a conclusão do ensino fundamental.

Exame para ingresso do ensino superior

Ingressar em uma universidade no Japão exige passar por exames específicos, realizados por cada instituição. Além disso, existe o Exame para Estudantes Estrangeiros (EJU), que muitas universidades utilizam como parte do processo de seleção.

Mais informações para Brasileiros no Japão

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor, por isso não esqueça de compartilhar com todo mundo!

Continue acompanh

ando o nosso site e redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e informações sobre o público brasileiro no Japão.

Fonte: Imigração Japão

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
12:39, nov 23, 2024
temperature icon 15°C
algumas nuvens
Humidity 32 %
Pressure 1017 mb
Wind 28 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes