23/11/2024 19:45

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Governo japonês alerta para aumento de tensão devido a operações militares da China perto de Taiwan

O governo japonês emitiu um alerta nesta sexta-feira,12, sobre o aumento da tensão devido aos exercícios militares realizados pela China nas proximidades de Taiwan. A avaliação faz parte do Livro Branco de Defesa anual do Japão, que analisa ameaças à segurança nacional, incluindo aquelas representadas por China, Coreia do Norte e Rússia.

De acordo com o relatório, a intensificação das atividades militares chinesas pode estar preparando as forças de Pequim para uma possível invasão de Taiwan, que é governada democraticamente. “Por causa desse aumento na atividade militar, não podemos descartar a possibilidade de tensões maiores”, afirmou o documento.

Exercícios militares chineses

Os recentes exercícios militares da China incluem manobras aéreas e marítimas, com a presença de um porta-aviões no Pacífico próximo a Taiwan. Esses movimentos são acompanhados de perto tanto pelo Japão quanto por Taiwan. No ano passado, manobras no Estreito de Taiwan foram descritas por um general americano sênior como essenciais para qualquer invasão futura.

Preocupações do Japão

O Japão teme que um conflito em Taiwan possa se espalhar para seu território, dada a proximidade da ilha japonesa de Yonaguni, que fica a apenas 110 km de Taiwan. Com mais de 50.000 soldados americanos estacionados no Japão, incluindo centenas de aeronaves militares e um grupo de ataque de porta-aviões, a nação está em posição estratégica para qualquer intervenção em defesa de Taiwan.

Contexto global

O alerta japonês segue-se às discussões da OTAN em Washington, onde a China foi descrita como um “facilitador decisivo” da guerra da Rússia na Ucrânia. A OTAN também destacou os desafios sistêmicos que Pequim representa para a segurança da Europa. As declarações provocaram uma resposta dura de Pequim.

Expansão militar da China e Coreia do Norte

O Livro Branco de Defesa do Japão, com 548 páginas, destacou os planos da China de dobrar seu arsenal nuclear para mais de 1.000 ogivas até 2030. Além disso, mencionou as tentativas da Coreia do Norte de aumentar sua capacidade de ataque nuclear, com novos mísseis e satélites de vigilância que podem alcançar os Estados Unidos.

O Japão também identificou a Rússia como uma preocupação, principalmente devido aos seus laços militares com a China e a recente cooperação com a Coreia do Norte. Em junho, o presidente russo Vladimir Putin assinou um acordo com Kim Jong Un, da Coreia do Norte, incluindo uma promessa de defesa mútua que poderia envolver ajuda militar russa a Pyongyang.

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
19:45, nov 23, 2024
temperature icon 11°C
céu limpo
Humidity 47 %
Pressure 1021 mb
Wind 17 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes