Três aeroportos do Japão e dois do Brasil foram classificados entre os dez melhores do mundo em 2024, segundo o ranking da AirHelp Score. Este levantamento anual, baseado na avaliação de milhares de usuários, destaca a excelência dos serviços oferecidos por essas instalações.
Destaques japoneses
O Aeroporto Chubu Centrair, localizado em Nagoya, Aichi, conquistou a terceira posição, sendo elogiado pela pontualidade dos voos, qualidade do serviço e das lojas e restaurantes. Itami, em Osaka, ficou em quarto lugar, também se destacando nos mesmos critérios. Narita, em Chiba, garantiu a décima posição, consolidando o Japão como um dos países com os melhores aeroportos do mundo.
Destaques brasileiros
O Brasil também teve motivos para comemorar. O Aeroporto de Brasília (DF) ficou em quinto lugar, enquanto o Aeroporto de Belém (PA) alcançou a nona posição. Esses aeroportos foram reconhecidos pela qualidade do atendimento, eficiência e comodidade oferecidas aos passageiros.
Critérios de avaliação
A pesquisa da AirHelp Score considerou três principais categorias para a avaliação: pontualidade, qualidade do serviço (incluindo atendimento, tempo de espera e limpeza) e a qualidade das lojas e restaurantes. A metodologia envolveu a coleta de dados de cerca de 17.500 usuários de 64 países, entre maio de 2023 e abril de 2024.
Líderes globais
O topo do ranking foi ocupado pelo Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Esses aeroportos foram reconhecidos por oferecerem uma experiência de alta qualidade aos passageiros, estabelecendo um padrão global de excelência.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados:
1º Aeroporto de Hamad, Doha, Catar
2º Aeroporto da Cidade do Cabo, Cidade do Cabo, África do Sul
3º Aeroporto Chubu Centrair, Nagoya, Japão
4º Aeroporto de Osaka, Osaka, Japão
5º Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília, Brasil
6º Aeroporto O.R. Tambo, Joanesburgo, África do Sul
7º Aeroporto de Mascate, Mascate, Omã
8º Aeroporto de Salt Lake City, Salt Lake City, Estados Unidos
9º Aeroporto Val-de-Cans, Belém, Brasil
10º Aeroporto de Narita, Chiba, Japão
Fonte: Poder 360