23/11/2024 16:28

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Falha global em tecnologia afeta serviços essenciais no Japão e provoca transtornos em todo o mundo

Uma falha global em sistemas de tecnologia causou grandes interrupções em voos, bancos, meios de comunicação e diversas empresas na sexta-feira, afetando serviços em todo o mundo, incluindo o Japão. A empresa de segurança cibernética CrowdStrike informou que o problema não foi resultado de um ataque cibernético.

O incidente afetou aplicativos e serviços do Microsoft 365, causando interrupções que persistiram horas após a empresa ter iniciado as correções. O site DownDetector, que monitora interrupções de internet, registrou problemas em serviços da Visa, ADT Security, Amazon, além de companhias aéreas como American Airlines e Delta.

Impacto no Japão

No Japão, a interrupção causou transtornos significativos. Bancos, provedores de telecomunicações e aeroportos enfrentaram dificuldades, com longas filas e atrasos nos voos. A JAL e a ANA relataram que estavam lidando com problemas técnicos. Passageiros relataram longas esperas e processos manuais de check-in nos principais aeroportos, incluindo Narita e Haneda. A ANA informou que estava trabalhando para minimizar os atrasos, enquanto a JAL aconselhou os passageiros a chegarem mais cedo aos aeroportos.

Resposta das autoridades

O governo japonês, através do Ministro dos Transportes, destacou que está monitorando a situação e colaborando com as empresas afetadas para restaurar os serviços o mais rápido possível. “Estamos em contato com as companhias aéreas e bancos para entender a extensão dos problemas e oferecer suporte necessário”, afirmou o ministro.

Repercussão global

Além do Japão, diversos países foram afetados. Nos Estados Unidos, a FAA reportou problemas com várias companhias aéreas, resultando em atrasos e cancelamentos de voos. Na Europa, aeroportos e companhias aéreas também enfrentaram dificuldades, com o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Aeroporto de Stansted em Londres relatando interrupções significativas.

Esclarecimentos da Microsoft e CrowdStrike

A Microsoft, em comunicado no X, afirmou estar redirecionando o tráfego afetado para sistemas alternativos para acelerar a restauração dos serviços. George Kurtz, CEO da CrowdStrike, esclareceu que a interrupção foi causada por um defeito em uma atualização de conteúdo para hosts Windows, e não por um ataque cibernético. “Estamos trabalhando ativamente para resolver o problema e garantir a normalização dos serviços”, disse Kurtz.

No setor bancário, os bancos japoneses, como o MUFG e o SMBC, relataram dificuldades de acesso aos sistemas online. Clientes enfrentaram problemas para realizar transações, causando preocupação entre os usuários. As instituições financeiras estão implementando medidas para restabelecer os serviços e minimizar os impactos para os clientes.

Situação nos Hospitais e outros serviços

Hospitais e outros serviços essenciais também foram afetados. No Japão, alguns hospitais relataram problemas no acesso a sistemas de registros médicos, complicando agendamentos e atendimentos. Autoridades estão priorizando a restauração desses serviços críticos para garantir que o impacto sobre a população seja o menor possível.

Fonte: Kyodo News

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
16:28, nov 23, 2024
temperature icon 14°C
algumas nuvens
Humidity 37 %
Pressure 1018 mb
Wind 23 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes