A carateca brasileira Mayte Leite, natural de Feira de Santana na Bahia, está em Tóquio para participar do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, que acontece nos dias 25 e 26 de julho. Como parte da Seleção Brasileira, Mayte se destacou no Campeonato Sul-Americano em Santiago, Chile, garantindo seu lugar no mundial.
Apesar de ainda não ser faixa preta, Mayte fez história ao conquistar o título na categoria 11-12 anos na modalidade de katá por equipe. Ela treina na Academia Astekas, sob a orientação dos professores Oldac e Adriano Araújo, que também acompanham outros atletas brasileiros na competição.
“É um momento único na minha vida: saber que estarei representando o meu país em uma competição tão importante onde estarão as melhores atletas do mundo competindo. Uma grande responsabilidade, mas estou preparada para mais este desafio”, afirmou Mayte. Ela embarcou para o Japão na última quinta-feira (18) e chegou a Tóquio no sábado (20).
Esforço e dedicação
Para viabilizar sua participação no campeonato, Mayte e sua família enfrentaram muitos desafios financeiros. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, e uma série de iniciativas como vaquinhas virtuais, vendas de doces e rifas, Mayte conseguiu arrecadar fundos suficientes para viajar com sua mãe, Magda Leite, para Tóquio.
“Estamos ansiosas, porém confiantes de que Maytê possa surpreender e trazer grandes resultados. Mas, independente de qualquer coisa, só o fato dela conseguir disputar esta competição de tamanho importância, é um motivo de orgulho para todos nós”, disse Magda.
Preparação para o campeonato
Os treinos oficiais da Seleção Brasileira começaram nesta segunda-feira (22). As disputas ocorrerão nos dias 25 e 26 de julho. ‘A ansiedade é grande, assim como medo, porém na hora de entrar no tatame, sei que tenho que esquecer disso tudo e me concentrar já que tenho um objetivo de fazer o melhor. Treinei muito e espero surpreender como foi na competição do Chile, no ano passado”, finalizou Mayte.
Fonte: Folha do Estado, divulgação pessoal