23/11/2024 16:31

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Governo japonês prepara estratégias para reduzir danos de cinzas vulcânicas em caso de erupção do Monte Fuji

O governo japonês está trabalhando em estratégias para minimizar os danos que podem ser causados pela queda de cinzas em Tóquio e áreas vizinhas, caso o Monte Fuji entre em erupção. As novas diretrizes devem ser finalizadas até o final do ano.

A preocupação é que a queda de cinzas possa afetar seriamente a infraestrutura urbana, interrompendo redes ferroviárias e causando cortes de energia. O objetivo é que governos e empresas locais usem essas diretrizes para implementar medidas preventivas.

“É essencial considerar todas as possibilidades, pois um desastre vulcânico pode causar eventos que nunca vivenciamos,” afirmou Toshitsugu Fujii, professor emérito da Universidade de Tóquio, durante uma reunião do painel governamental. Este painel é composto por cinco especialistas em vulcões.

Em 2020, o governo fez suas primeiras estimativas de danos para a área metropolitana de Tóquio, caso o Monte Fuji, localizado entre as prefeituras de Yamanashi e Shizuoka, venha a entrar em erupção.

No pior cenário, as cinzas podem se acumular até 10 centímetros no bairro de Shinjuku, em Tóquio, 15 dias após o início da erupção. Mesmo pequenas quantidades de cinzas podem danificar as ferrovias, possivelmente suspendendo os serviços em Tóquio, Ibaraki, Saitama, Chiba, Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka.

Com 3 centímetros de cinzas, algumas estradas nas sete prefeituras ficariam intransitáveis, exceto para veículos com tração nas quatro rodas, de acordo com as estimativas do governo.

Estima-se que 490 milhões de metros cúbicos de cinzas precisariam ser removidos e descartados, cerca de 10 vezes mais do que a quantidade de resíduos gerados pelo grande terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do Japão em 2011. Há também preocupações sobre o impacto nas telecomunicações e nos sistemas de água e esgoto.

O Monte Fuji, com 3.776 metros de altura, teve sua última erupção em 1707. Na época, as erupções continuaram por 16 dias, deixando uma camada de cinzas vulcânicas de cerca de 4 centímetros de espessura em áreas que hoje fazem parte do centro de Tóquio.

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
16:31, nov 23, 2024
temperature icon 14°C
algumas nuvens
Humidity 38 %
Pressure 1018 mb
Wind 23 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes