23/11/2024 13:23

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Japão reforça regras para malas elétricas em meio ao crescimento do turismo

O Japão está reforçando as regras para o uso de malas de viagem elétricas, em resposta ao aumento do turismo e aos incidentes envolvendo turistas estrangeiros. Estas malas, que são populares em outras partes da Ásia, são projetadas para transportar pessoas rapidamente em aeroportos e estações de trem. No entanto, seu uso em vias públicas tem gerado preocupações entre as autoridades japonesas.

Atualmente, as malas elétricas são classificadas como veículos motorizados no Japão. Isso significa que elas só podem circular em estradas com o equipamento de segurança necessário e carteira de motorista. Em consequência, dois grandes aeroportos, Narita e Kansai, já pediram aos viajantes que não utilizem essas malas em suas instalações. Além disso, a polícia está instruindo os varejistas a avisarem os clientes sobre as leis rigorosas relacionadas ao seu uso, preocupada que os visitantes estrangeiros não estejam familiarizados com as regras.

Recentemente, uma mulher chinesa foi a primeira pessoa a ser encaminhada a promotores no Japão por dirigir uma mala elétrica sem carteira. Ela foi flagrada andando com o dispositivo em uma calçada em Osaka. No início de julho, um garoto da Indonésia foi visto usando uma mala elétrica no movimentado distrito de Dotonbori, também em Osaka, causando preocupação entre os pedestres.

Essas malas elétricas, que podem atingir velocidades de até 10 km/h, são equipadas com baterias e motores elétricos. No Japão, elas custam cerca de 100.000 ienes. De acordo com a lei de trânsito japonesa, esses dispositivos são categorizados como “bicicletas motorizadas”. Portanto, exigem registro, espelhos retrovisores, piscas, capacetes e seguro de responsabilidade civil.

Recentemente, o aeroporto de Narita relatou reclamações de passageiros sobre a velocidade de viajantes utilizando malas elétricas em seus terminais. Esta situação se agrava com o aumento de novos dispositivos de mobilidade, como as scooters elétricas, que têm causado um aumento de acidentes desde que uma revisão da lei de trânsito em julho de 2023 permitiu seu uso sem carteira de motorista.

“Novas formas inesperadas de transporte continuarão a surgir”, disse Takeru Shibayama, cientista sênior do Instituto de Transporte da Universidade de Tecnologia de Viena. Ele destacou a necessidade de uma nova classificação para lidar com esses dispositivos no Japão, dada a variedade de veículos que se enquadram na categoria de bicicletas motorizadas.

Fonte: Mainichi

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
13:23, nov 23, 2024
temperature icon 15°C
algumas nuvens
Humidity 32 %
Pressure 1016 mb
Wind 25 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes