23/11/2024 16:28

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Donos de restaurantes no Japão justificam preços diferentes como descontos para moradores e não aumento para turistas

Recentemente, restaurantes no Japão têm implementado uma prática que pode parecer controversa à primeira vista: diferenciar preços para moradores locais e turistas. No entanto, segundo os estabelecimentos, eles não estão cobrando mais dos visitantes estrangeiros, mas sim oferecendo descontos aos residentes locais.

Shogo Yonemitsu, proprietário do restaurante de frutos do mar Tamatebako, no movimentado distrito de Shibuya, explicou que a medida visa aliviar os custos operacionais crescentes. “Não estamos cobrando nada extra dos turistas. Estamos apenas oferecendo um desconto de 1.000 ienes para os moradores locais”, afirmou.

O desafio do turismo em massa

Desde a reabertura completa do Japão para turistas no outono de 2022, impulsionada pela desvalorização do iene, o país tem visto um aumento no número de visitantes. Em 2024, as chegadas de turistas atingiram um recorde de 17,78 milhões no primeiro semestre, de acordo com dados do governo. Esse fluxo intenso de turistas tem levado restaurantes a reconsiderar suas estratégias de preços para não afastar seus clientes locais frequentes.

Yonemitsu destacou que atender turistas exige mais recursos, como funcionários que falem inglês para receber pedidos e explicar os pratos. Sem essa adaptação, o restaurante pode enfrentar desorganização.

“Precisamos contratar pessoal adicional e isso aumenta nossos custos”, disse ele. Segundo Yonemitsu, oferecer descontos aos residentes locais é uma forma de manter a fidelidade desses clientes enquanto gerencia a alta demanda turística.

Uma prática mundial

Embora seja uma novidade no Japão, a prática de preços diferenciados é comum em outros países. Em muitos lugares, os preços mais baixos para residentes são anunciados no idioma local, o que faz com que os turistas nem sempre percebam que estão pagando mais.

Alguns turistas, como a australiana Phoebe Lee, entendem a necessidade dessa prática. Em sua última visita ao Japão, ela mencionou que pagaria um pouco mais se soubesse que isso ajudaria a sustentar negócios locais e preservar a cultura japonesa. “Apoiar empresas locais é importante para que continuem oferecendo experiências autênticas”, disse ela.

Fonte: CNN

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
16:28, nov 23, 2024
temperature icon 14°C
algumas nuvens
Humidity 37 %
Pressure 1018 mb
Wind 23 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes