A Agência Nacional de Polícia do Japão anunciou no final do mês passo que acidentes de trânsito envolvendo ciclistas distraídos pelo uso do celular dobraram nos primeiros seis meses de 2024, atingindo números recordes. Foram registrados 18 acidentes, dos quais 17 resultaram em ferimentos graves e um foi fatal. Esses dados representam mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado e são os maiores desde 2007, quando a polícia começou a monitorar esses casos.
Dos 18 acidentes registrados, em três os ciclistas estavam falando ao celular e em 15, assistindo a vídeos ou outros conteúdos. A divulgação dessas estatísticas pela NPA ocorre antes das mudanças na Lei de Trânsito, que entram em vigor em novembro e tornarão o uso de smartphones ou outros dispositivos ao andar de bicicleta uma infração punível.
Entre 2019 e 2023, ocorreram 102 acidentes graves de trânsito causados por ciclistas distraídos por dispositivos. Mais da metade desses ciclistas tinha menos de 20 anos, quase 20% estavam na faixa dos 20 anos e mais de 10% na faixa dos 30 anos. Os demais envolvidos nas colisões incluíram carros (36,3%), pedestres (34,3%) e outras bicicletas (26,5%).
Motoristas distraídos pelo uso de smartphones também são uma preocupação crescente. No primeiro semestre de 2024, houve 14 acidentes fatais e 44 com ferimentos graves causados por motoristas utilizando seus celulares enquanto dirigiam.
Fonte: Kyodo News