Em 5 de agosto, o preço médio da gasolina comum no Japão foi de 174,6 ienes por litro, marcando uma queda de 0,3 ienes em relação à semana anterior. Essa diminuição é atribuída à redução nos preços do petróleo bruto, que tem diminuído o custo de fornecimento da gasolina.
De acordo com o anúncio da Agência de Recursos e Energia, o governo japonês está implementando subsídios para controlar os preços do petróleo nas refinarias. Com a queda no preço do petróleo bruto, o valor do subsídio para o período de 1 a 7 de agosto foi ajustado para 27,1 ienes por litro, representando uma redução de 3,7 ienes em comparação com a semana anterior. Esta diminuição no subsídio foi superada pela queda no custo de aquisição do petróleo pelas refinarias, resultando na redução do preço da gasolina.
Se não fosse pelo subsídio, o preço da gasolina no dia 13 de agosto seria de 196,2 ienes por litro. Esse valor abaixo dos 200 ienes não era observado desde o final de junho. Para manter o preço da gasolina próximo ao alvo do governo, que é cerca de 175 ienes por litro, um novo subsídio de 21,4 ienes por litro será implementado a partir de 8 de agosto e permanecerá em vigor por uma semana.
Fonte: Yahoo News