No dia 8 de agosto, a Agência Meteorológica do Japão realizou uma coletiva de imprensa para discutir o recente terremoto que atingiu a província de Miyazaki, com intensidade máxima de 6 graus na escala shindo, japonesa. Durante a coletiva, a agência explicou que, se um alerta de “Grande Terremoto” for emitido, será necessário que os residentes evacuem com base nas diretrizes estabelecidas por cada prefeitura local, por um período mínimo de 1 semana.
A comissão de avaliação que investiga a relação entre o terremoto atual e o potencial de um grande evento sísmico na fossa Nankai também destacou que, mesmo que o terremoto não se concretize, é recomendável manter a preparação e as medidas de segurança por mais uma semana. No entanto, se apenas um “Alerta de Grande Terremoto” for emitido, não será necessário realizar uma evacuação especial.
A recomendação visa garantir a segurança da população e assegurar que todos estejam adequadamente preparados para eventuais desastres naturais. É fundamental que os residentes permaneçam atentos às orientações das autoridades e sigam as medidas de precaução estabelecidas.
Fonte: Mainichi