Na noite do último domingo, 11, duas crianças americanas, de 12 e 8 anos, foram resgatadas pela polícia japonesa após se sentirem mal durante a descida do Monte Fuji. A família, que iniciou a escalada pela trilha de Fujiyoshida, cometeu um erro no trajeto de retorno e acabou na trilha de Subashiri, já exausta e mal equipada para a aventura.
Os dois menores estavam acompanhados pela mãe, de 43 anos, e começaram a subida por volta das 8h da manhã. Após alcançarem o cume do Monte Fuji por volta das 18h, decidiram descer, mas acabaram se desviando da rota planejada. Cerca de 14 horas após o início da escalada, as crianças começaram a reclamar de náuseas e mal-estar devido ao cansaço extremo.
Um alpinista de Mianmar que passava pelo local avistou as crianças na descida entre a 6ª e a 5ª estação da trilha Subashiri e acionou a polícia. O grupo estava usando roupas e calçados inadequados, como tênis, o que contribuiu para a situação de risco. A família, que não havia se registrado para a escalada, veio ao Japão para turismo e subestimou os desafios da montanha mais alta do país.
A equipe de resgate da Delegacia de Polícia de Gotemba, da Província de Shizuoka, foi acionada e conseguiu resgatar as crianças em segurança por volta das 2h da madrugada do dia 12 de agosto.
Fonte: Liverdoor