Atenção aos riscos de inundações, deslizamentos de terra e ventos fortes
No dia 28, a Estação Meteorológica Local de Yokohama divulgou informações sobre chuvas intensas e raios. Devido à entrada de ar quente e úmido ao redor do Tufão nº 10, a atmosfera sobre a província de Kanagawa está instável, com possibilidade de chuvas intensas acompanhadas de raios até o final do dia. A estação meteorológica alerta para riscos como inundações em áreas baixas, aumento do nível dos rios, deslizamentos de terra, raios e ventos fortes.
Na região oeste da província, na tarde do dia 27, houve locais onde choveu mais de 80 mm por hora, resultando na emissão de um alerta de nível 4 para deslizamentos de terra em áreas como as cidades de Hadano e Matsuda. A estação meteorológica reforça a necessidade de atenção especial aos deslizamentos de terra, devido ao solo já estar saturado pelas chuvas anteriores. Desde o início das chuvas (às 22h do dia 26), o acumulado atingiu 112,0 mm em Hakone (até às 5h do dia 28).
No dia 28, há previsão de chuvas de até 20 mm por hora nas regiões orientais e até 30 mm por hora nas regiões ocidentais da província. Existe também a possibilidade de chuvas intensas que possam levar à emissão de alertas.
O Tufão nº 10, de grande intensidade, está se aproximando da região sul de Kyushu e pode atingir a área até o dia 29. A Agência Meteorológica do Japão alerta para a possibilidade de emitir avisos especiais para ventos fortes e chuvas intensas em regiões como Kagoshima. Após atingir Kyushu, o tufão deve atravessar Honshu, com previsão de se aproximar da região de Kanto-Koshin neste final de semana, o que pode aumentar ainda mais o acumulado de chuvas em Kanagawa.
Kanagawa News