23/11/2024 15:51

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Jovem paraense de 14 anos representará o Brasil no Mundial de Karatê no Japão

Aos 14 anos, a jovem paraense Manuela Oliveira está prestes a realizar um grande sonho de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê da JKA, que acontecerá em Takasaki, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Manuela, que é a faixa preta mais jovem do Brasil, tem uma trajetória de destaque no esporte e vem se preparando intensamente para essa competição, considerada a mais importante de sua carreira até agora.

Trajetória de sucesso

Manuela começou a praticar karatê ainda criança e, ao longo de sua jornada, acumulou diversas medalhas em competições nacionais e internacionais. Aos nove anos, já ostentava a faixa preta, uma conquista rara para alguém tão jovem. Agora, prestes a completar 15 anos, a karateca continua a se dedicar com disciplina e paixão, sonhando em conquistar o pódio no mundial no Japão.

“Participar de um mundial de karatê no Japão é o sonho de qualquer atleta da modalidade, e é o meu desde que comecei no esporte. Estou muito ansiosa, mas também muito focada. Sei que será um divisor de águas na minha carreira”, afirma a jovem.

Manuela também lida com obstáculos relacionados ao preconceito por ser mulher em um esporte majoritariamente masculino. Ela é a única mulher em sua equipe de treino de kumite e, apesar das dificuldades, se mantém firme em seu propósito. “Eu enfrento muitos obstáculos por ser mulher em um esporte que tem mais meninos que meninas. Atualmente, sou a única mulher na equipe de treino de kumite, eu treino com homens bem maiores que eu, mas não desisto porque esse é meu sonho”, comenta.

Com uma rotina rigorosa de treinos diários, Manuela equilibra sua preparação física e mental com os estudos. Sua mãe, Lorena Oliveira, é uma das principais incentivadoras, sempre ao lado da filha para garantir que ela esteja pronta para o grande desafio no Japão. “As expectativas são as melhores possíveis, ela tem experiência apesar da pouca idade, mas são 12 anos de karatê e, graças a Deus, com muitos títulos estaduais, nacionais e internacionais”, destaca.

Com um currículo recheado de títulos, Manuela está determinada a continuar evoluindo no karatê, não apenas como atleta, mas também como exemplo para outras meninas que sonham em seguir a mesma trajetória.

“Costumo dizer sempre que o karatê é minha vida, eu vivo isso há 12 anos e hoje vou fazer 15 anos, então eu não lembro do tempo que vivi sem o karatê. Sei que ele me molda com meus pais, o meu caráter, valores e princípios e a me torna uma pessoa melhor. Então, é como se fosse parte de mim, não existe Manuela sem karatê e independente de competir ou não, o karatê é minha filosofia de vida para sempre”, finalizou a jovem.

Fonte: O Liberal

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
15:51, nov 23, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 35 %
Pressure 1018 mb
Wind 21 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes