Japão adotará sistema que unifica imigração e alfândega em três aeroportos
Um novo sistema vai agilizar os procedimentos de entrada para passageiros internacionais nos principais aeroportos do país.
Um novo sistema que unifica os procedimentos de imigração e alfândega será implementado nos aeroportos de Haneda, Narita e Kansai. Com essa tecnologia, a captura de fotos faciais e o registro de informações do passaporte, antes realizados de forma separada, poderão ser feitos de uma vez só em terminais especializados. O sistema será destinado a passageiros que inserirem os dados online com antecedência.
Redução de tempo em Haneda
No Aeroporto de Haneda, o sistema já está em fase de testes desde o início de 2024. Uma pesquisa realizada pelo governo japonês, com cerca de 13 mil usuários, revelou que o tempo entre o desembarque e a passagem pela imigração e alfândega foi reduzido em aproximadamente dois minutos.
Expansão para Narita e Kansai
Com base nos resultados positivos em Haneda, o governo decidiu instalar os terminais especializados nos aeroportos de Narita e Kansai ainda este ano. Além disso, o número de terminais em Haneda será ampliado para atender à crescente demanda.
Depoimentos de passageiros
Uma passageira alemã, de 20 e poucos anos, que utilizou o sistema em Haneda, elogiou a praticidade:
“Foi muito conveniente, bastava apenas escanear o código.”
Já um homem na casa dos 30 anos, residente da província de Ibaraki, sugeriu que o sistema seja mais amplamente divulgado:
“Gostaria que o sistema fosse mais conhecido.”
Controle e conveniência
Ishihara, especialista jurídico da Agência de Controle de Imigração e Residência, ressaltou a importância de manter a segurança, ao mesmo tempo que facilita a vida dos viajantes.
“O número de estrangeiros visitando o Japão deve continuar crescendo. Nosso objetivo é melhorar a conveniência para os viajantes, mantendo medidas rigorosas de controle nas fronteiras.”