O número de pessoas com 100 anos ou mais no Japão atingiu um recorde histórico, com 95.119 centenários, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (17). O levantamento revela que quase 90% desses idosos são mulheres.
Entre as pessoas mais velhas do Japão, Tomiko Itooka, de 116 anos, é a mais idosa. Nascida em 1908, ela vive em uma casa de repouso em Hyogo e frequentemente expressa gratidão à equipe que a cuida. Kiyotaka Mizuno, o homem mais velho do Japão, com 110 anos, mora em Shizuoka e mantém uma rotina simples, levantando-se cedo e desfrutando de três refeições diárias, sem exigências alimentares específicas. Ele também gosta de acompanhar esportes, como o sumô.
Embora o governo japonês tenha adotado medidas para conter o declínio populacional e estender a idade de aposentadoria, prevista para ser de 65 anos para todos os trabalhadores a partir de 2025, essas iniciativas ainda não foram suficientes para reverter a tendência. O desafio agora é encontrar soluções para sustentar o bem-estar social e econômico de uma população envelhecida, com uma força de trabalho cada vez menor.
Fonte: Kyodo News