A partir de novembro, os ciclistas no Japão precisarão estar mais atentos às novas regras de trânsito. Segundo a Agência Nacional de Polícia, andar de bicicleta e utilizar o celular ao mesmo tempo será proibido em todo o país. A medida foi tomada após diversos acidentes graves, e a nova lei trará punições rigorosas para quem desrespeitá-la.
A campanha nacional de outono de segurança no trânsito, que começou no último sábado (21), tem como objetivo alertar os ciclistas sobre as mudanças na lei e conscientizar a população sobre os perigos de pedalar enquanto usa o celular. De acordo com a polícia, nos últimos cinco anos, 22 pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas por causa de acidentes envolvendo ciclistas distraídos pelo telefone.
As estatísticas mostram que a maioria dessas infrações foi cometida por jovens de 19 anos (53,9%), seguidos por pessoas na faixa dos 20 anos (18,6%) e dos 30 anos (13,7%). Diante desse cenário, a revisão da Lei de Trânsito Rodoviário entrará em vigor a partir de 1º de novembro, impondo penas severas para quem desrespeitar a nova regra.
De acordo com a lei, ciclistas que causarem acidentes enquanto estiverem usando o celular poderão ser condenados a até 1 ano de prisão ou a uma multa de até 300.000 ienes. Mesmo que o ato não resulte em acidentes, ser flagrado olhando para a tela do celular enquanto pedala poderá levar a até 6 meses de prisão ou uma multa de até 100.000 ienes.
Fonte: TBS