23/11/2024 12:47

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Japão dispara sinal de alerta após avião militar russo entrar no espaço aéreo

As Forças de Autodefesa do Japão (SDF) dispararam um sinalizador de advertência após um avião militar russo violar o espaço aéreo japonês três vezes, na última segunda-feira. O incidente aconteceu nas águas ao norte da Ilha de Rebun, localizada na província de Hokkaido, a mais ao norte do Japão.

De acordo com o Ministério da Defesa, o avião russo, um modelo de patrulha IL-38, invadiu o espaço aéreo japonês três vezes entre 13h e 16h, permanecendo entre 30 segundos e um minuto em cada incursão. Foi a primeira vez que a Força Aérea de Autodefesa (ASDF) disparou um sinalizador de alerta para afastar uma aeronave estrangeira. Caças F-15 e F-35 japoneses foram acionados após a terceira violação, após múltiplos avisos não serem atendidos.

O primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu o governo a lidar com a situação de maneira “firme e calma”, mantendo a cooperação próxima com os Estados Unidos e outros aliados. O governo japonês expressou sua “forte indignação” à Rússia, exigindo que incidentes como esse não se repitam.

“A violação do nosso espaço aéreo por uma aeronave militar russa é extremamente lamentável”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi. Ele destacou que o Japão tomou medidas firmes para evitar novas infrações e enviou um protesto formal ao governo russo.

Contexto de tensões crescentes

Este incidente ocorre em meio ao aumento das tensões entre o Japão e a Rússia, intensificadas desde a invasão da Ucrânia em 2022. O Japão, alinhado com os Estados Unidos e outros países, impôs sanções econômicas contra Moscou.

Além disso, o Japão também lida com movimentos militares da China. Em agosto, o país confirmou a primeira violação de seu espaço aéreo por uma aeronave de espionagem chinesa na região do Mar da China Oriental, nas proximidades das ilhas de Nagasaki.

Recentemente, o Ministério da Defesa do Japão relatou que oito navios de guerra russos e chineses navegaram em conjunto do Mar do Japão para o Mar de Okhotsk, passando pelo Estreito de Soya, entre Hokkaido e a Ilha de Sacalina, aumentando as preocupações de segurança na região.

Fonte: Kyodo News

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
12:47, nov 23, 2024
temperature icon 15°C
algumas nuvens
Humidity 31 %
Pressure 1016 mb
Wind 28 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes