O principal índice de ações do Japão, o Nikkei 225, fechou em alta nesta quinta-feira (3), impulsionado pela desvalorização do iene, após o novo primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, se mostrar cauteloso em relação à elevação das taxas de juros pelo Banco do Japão (BoJ).
O Nikkei encerrou o dia com 38.552,06 pontos, uma alta de 743,30 pontos, ou 1,97%, em comparação ao fechamento de quarta-feira (2). Durante a manhã, o índice chegou a subir mais de 1.000 pontos, mas o ritmo desacelerou à tarde, com alguns investidores aproveitando para realizar lucros. O TOPIX, outro índice importante da bolsa de Tóquio, também fechou em alta, subindo 31,75 pontos, ou 1,20%, encerrando o dia com 2.683,71 pontos.
Desvalorização do iene
O iene caiu para 146,46-47 ienes por dólar às 17h (horário local), marcando um enfraquecimento significativo em comparação ao valor de 144,03-03 ienes do dia anterior. Durante a manhã, a moeda japonesa chegou a ultrapassar o patamar de 147 ienes por dólar, o mais baixo desde o início de setembro.
A desvalorização do iene começou após comentários do primeiro-ministro Ishiba, que indicou que, no momento, não considera adequado que o Banco do Japão eleve as taxas de juros. Esses comentários vieram após uma reunião com o governador do BoJ, Ueda Kazuo.
Influências externas
Além dos fatores internos, dados econômicos dos Estados Unidos também impactaram o câmbio. Um relatório divulgado na noite de quarta-feira (2) revelou que o mercado de trabalho norte-americano mostrou resultados melhores que o esperado, aumentando a demanda por dólares e, consequentemente, pressionando o iene.
Apesar do otimismo gerado pela queda do iene, alguns investidores demonstraram cautela em relação ao cenário internacional. Tensões no Oriente Médio e a expectativa por novos dados de emprego nos Estados Unidos, que serão divulgados nesta sexta-feira (4), fizeram com que parte dos ganhos do Nikkei fosse reduzida ao longo do dia.
Fonte: Nippon