05/10/2024 20:21

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Sistema subterrâneo de Tóquio é expandido para enfrentar chuvas mais intensas

Com o aumento das chuvas intensas e repentinas provocadas pelas mudanças climáticas, o Japão está ampliando seu já impressionante sistema de túneis subterrâneos, construído para prevenir enchentes nas áreas mais vulneráveis de Tóquio e arredores. O sistema, popularmente chamado de “catedral” subterrânea, está localizado na província de Saitama e tem desempenhado um papel fundamental na proteção da capital durante as temporadas de chuva.

O complexo, oficialmente conhecido como Canal de Descarga Subterrâneo da Área Externa Metropolitana, foi projetado para capturar grandes volumes de água durante tempestades e tufões. Recentemente, ele entrou em ação durante o tufão Shanshan, quando foi essencial para evitar inundações graves na região, ao redirecionar grandes quantidades de água das chuvas para áreas seguras.

Proteção contra enchentes em larga escala

Desde sua inauguração em 2006, o sistema de túneis subterrâneos de Tóquio já preveniu danos causados por inundações que poderiam ter gerado perdas financeiras de mais de 150 bilhões de ienes. A construção do complexo levou 13 anos e custou 230 bilhões de ienes, e sua capacidade de armazenamento, pode conter o equivalente a quase 100 piscinas olímpicas cheias de água.

Os 59 pilares gigantes dentro do complexo, com 18 metros de altura cada, dão ao local uma aparência de catedral, o que inspirou o apelido. O sistema foi ativado quatro vezes em junho deste ano, acumulando água suficiente para encher quase quatro vezes o estádio de beisebol Tokyo Dome, evitando que os níveis dos rios subissem perigosamente e causassem inundações nas áreas residenciais.

Chuvas intensas e mudanças climáticas

As chuvas torrenciais, conhecidas no Japão como “chuvas guerrilha” devido à sua natureza súbita e intensa, estão se tornando cada vez mais comuns. A maior presença de vapor d’água na atmosfera, causada pelo aumento das temperaturas globais, resulta em tempestades mais violentas e localizadas. Em julho deste ano, as chuvas recordes nas regiões do norte do Japão resultaram em inundações devastadoras.

“Com o aquecimento global, vemos volumes de chuva maiores do que o que estávamos acostumados. É preciso mais infraestrutura para lidar com isso, e estamos nos adaptando”, comentou Yoshio Miyazaki, um dos responsáveis pelo projeto.

Apesar de sua eficiência, o sistema de drenagem subterrâneo sozinho não é suficiente para conter todas as chuvas extremas. Em junho de 2023, mais de 4.000 casas foram afetadas por enchentes mesmo com o funcionamento do complexo. Isso levou as autoridades a iniciarem um novo projeto de sete anos, avaliado em 37,3 bilhões de ienes, para reforçar as barreiras de contenção e ampliar a capacidade de drenagem em regiões críticas.

Projetos futuros para conter as inundações

Além das melhorias no sistema subterrâneo em Saitama, outro projeto importante está em andamento na área central de Tóquio. Um novo túnel será construído para ligar os canais dos rios Shirako e Kanda, com o objetivo de desviar o excesso de água durante tempestades. Quando concluído em 2027, esse túnel ajudará a reduzir o risco de inundações ao transportar a água diretamente para a baía de Tóquio, aliviando o sistema de drenagem da cidade.

Atualmente, a rede de esgoto de Tóquio consegue lidar com chuvas de até 75 mm por hora, mas as tempestades recentes têm gerado volumes de chuva muito superiores a isso, sobrecarregando o sistema.

Fonte: Japan Today

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
20:21, out 5, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 95 %
Pressure 1022 mb
Wind 10 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:19

Postagens recentes